Tambor de freio
O sistema de suspensão é composto por amortecedores e molas,
sendo responsável pela estabilidade do veículo e por aumentar o atrito entre os
pneus e o solo. É esse sistema que garante a segurança e conforto dos ocupantes
do carro quando o motorista precisa trafegar em pistas esburacadas e estradas
de terra.
O
amortecedor controla os movimentos de abertura e fechamento das molas (uma
lombada causa o fechamento da mola enquanto um buraco provoca sua abertura),
sustenta o alinhamento das rodas e domina a movimentação do veículo: rolagem,
balanço, mergulho e subida na aceleração. A mola é um elemento elástico da
suspensão e pode ser do tipo feixe ou helicoidal. Depois de instaladas, elas já
começam a atuar sustentando o peso e controlando a altura do veículo. Amortecedor
e mola juntos são essenciais para o equilíbrio e alinhamento da suspensão,
sendo assim, deve-se ter muito cuidado ao passar por buracos e lombadas.
Trafegar
por vias irregulares constantemente e excesso de carga provoca o desgaste dos
itens da suspensão. Como consequência, molas se quebram, ruídos aparecem, o
veículo fica rebaixado e saltita bastante, mesmo diante de pequenos buracos.
Alguns
motoristas ignoram os sinais e preferem continuar a trafegar com o carro
avariado. Isso pode ser perigoso, pois aumenta a distância de arraste do
veículo após uma freada em superfície áspera. Posteriormente, isso pode
implicar na troca de todos os itens da suspensão, por isso, quanto antes
procurar uma oficina mecânica especializada, melhor.
A
troca preventiva dos amortecedores é indicada antes dos 40 mil quilômetros.
Para as molas helicoidais, a substituição é feita com 60 mil quilômetros e para
os feixes de mola aos 70 mil quilômetros. Consulte o manual do fabricante e não
abra mão da revisão periódica, pois mesmo com toda a precaução, problemas podem
aparecer.
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