Disco de freio D/T
Constituída
basicamente de placas de chumbo (positivas e negativas) e solução de ácido
sulfúrico (eletrólito) alojados dentro de uma caixa de material polimérico
(normalmente plástico), a bateria nada mais é que um acumulador de energia
elétrica para fornecer eletricidade ao sistema de ignição, ao motor de
arranque, às luzes, ao painel e ao restante dos equipamentos elétricos e
eletrônicos do carro.
A sua capacidade é medida em amperes/hora. Uma
bateria de 56 Ah poderá fornecer uma corrente de 1 A durante 56 horas e 2 A
durante 28 horas e assim por diante.
FUNCIONAMENTO E RECARGA
A corrente elétrica, medida em amperes (A), passa de um dos polos da bateria
através do circuito do carro e entra na bateria pelo outro polo, fechando-se o
circuito por meio do eletrólito. Como a reação química se mantém, forma-se
sulfato de chumbo na superfície de ambos os eletrodos e o ácido sulfúrico
converte-se em água. Quando as superfícies das duas placas ficam completamente
cobertas com sulfato de chumbo, a bateria esta descarregada. Se a bateria for
carregada novamente, por meio de uma corrente elétrica apropriada, os eletrodos
voltarão ao seu estado original e o ácido sulfúrico será regenerado.
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