Contribui na economia de combustível.
No
final da década de 80 mais precisamente em 1988, com a chegada da era
eletrônica aplicada a veículos nacionais com Injeção Eletrônica de Combustível,
começaram a acabar os problemas com o velho carburador. Mas muitas pessoas se
enganam ao achar que a injeção está longe de dar problemas. Sua manutenção é
mais complexa, já que para seu perfeito funcionamento todos seus componentes
tem que estar em perfeito estado. Com uma simples chave de fenda podíamos sanar
alguns problemas relacionados ao carburador.
Com a injeção esse tipo de procedimento
não é possível, já que todos seus componentes funcionam através de uma central
que controla desde a marcha-lenta até o ponto de ignição para evitar em alguns
casos a pré-detonação (combustível de baixa octanagem e que geralmente provoca
sérios riscos ao motor).
Sua manutenção exige a procura de um bom
mecânico com equipamentos apropriados para que se descubra a falha existente.
Todos os veículos são dotados de uma luz espia no painel que denuncia anomalias
no sistema. Se essa luz piscar ou estiver acesa, está na hora de você procurar
um bom mecânico, já que a solução só é possível através de um computador
conectado a central da injeção.
Uma boa dica é abastecer em postos de
confiança e a cada 15.000 kms fazer uma limpeza de bicos, checando ainda o
funcionamento de todos os sensores relacionados a injeção e inclusive checar se
não está na hora de trocar o filtro de combustível, pois trata-se de um item
muito importante para o perfeito funcionamento da injeção.
No caso de uma pane no sistema não há
truques, a única coisa a fazer é chamar um guincho e levá-lo para sua oficina
de confiança. O custo de sua manutenção não é muito barato, mas se você fizer
uma manutenção periódica você não deve ter maiores problemas. Os bicos de
injeção com o decorrer do tempo começam a perder a capacidade de pulverizar a
câmara de combustão, trazendo dificuldades na partida, consumo excessivo de
combustível e até o entupimento do bico com falhas de funcionamento de motor.
Existem procedimentos mais simples para se realizar uma boa limpeza no sistema
de injeção (bicos), mas a mais completa e segura é feita através de um
ultra-som que mede a capacidade de vazão ou de pulverização dos bicos em
conjunto, havendo um produto apropriado para limpeza.
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