Contribui na economia de combustível.
Limpeza
de bicos injetores é um assunto pra lá de polêmico entre mecânicos, fabricantes
de peças e automóveis. As válvulas injetoras de combustível (nome técnico
correto), teoricamente, são “autolimpantes” e não precisam passar pelo
processo. Mas como é impossível controlar a qualidade do combustível que sai
das bombas dos postos para o tanque do veículo, o proprietário está sujeito a
abastecer seu carro com misturas químicas perigosas para a saúde do motor. Daí
para frente, os problemas vão se agravando, incluindo o acúmulo de sujeira na
ponta da válvula injetora – e é exatamente aí que está o ruído de comunicação
entre empresas do setor e profissionais da reparação. Afinal, limpar ou não
limpar?
“O
próprio combustível vai fazer a limpeza da parte interna da válvula injetora.
Não há a necessidade de limpar a válvula internamente”. Portanto, quando
falamos em “bico injetor sujo”, entendemos que a sujeira não se acumula dentro
da válvula injetora,
mas
externamente na região que está em contato com a câmara de combustão. Com o uso
constante de combustível ruim, pode haver problema de carbonização, o que vai
tampar os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível. “Isso vai
prejudicar a formação do leque e diminuir a quantidade de combustível injetado
na câmara”, detalhando que esse acúmulo de sujeira prejudica o consumo e
provoca falhas de aceleração no motor, entre outros problemas. Quando isso
acontece, a limpeza da válvula injetora se faz necessária.
Por
isso, a importância da qualidade do combustível é um conceito que deve ser
repassado para o proprietário, já que veículos atuais de grande vendagem
merecem tantos cuidados quanto os mais avançados importados.
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